Início Distrito Federal Lobo-guará resgatado no Gama retorna à natureza após reabilitação no DF
Distrito Federal

Lobo-guará resgatado no Gama retorna à natureza após reabilitação no DF

1

Um lobo-guará adulto, que estava em tratamento no Hospital e Centro de Reabilitação de Fauna Silvestre (Hfaus) do Instituto Brasília Ambiental desde 29 de setembro, foi devolvido à natureza na tarde de 7 de novembro. A reintrodução ocorreu na Área de Proteção Ambiental (APA) Gama Cabeça de Veado, com todos os cuidados necessários para garantir a segurança do animal. A operação contou com uma equipe técnica composta por representantes do Brasília Ambiental, do Hfaus e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Todo o processo de resgate e devolução segue etapas criteriosas, incluindo resgate, tratamento veterinário, reabilitação comportamental e a seleção de um local apropriado para a soltura, visando minimizar riscos tanto para o animal quanto para o ecossistema.

O animal foi resgatado na Rua Jacarandá, na Ponte Alta do Gama, após moradores da região acionarem a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). De acordo com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), responsável pelo resgate, o lobo-guará estava acuado em uma rua sem saída, em estado de estresse, representando risco para a comunidade e para si mesmo. Ao dar entrada no Hfaus, o quadrúpede pesava 24 quilos, apresentava sangramento na cavidade oral e um leve estado de inconsciência. Exames iniciais revelaram positividade para a doença do carrapato, levando a tratamentos específicos.

Devido ao quadro de saúde, o lobo-guará foi submetido a tratamento para erliquiose, o agente etiológico da doença do carrapato, e a uma cirurgia periodontal para corrigir uma fratura de dente, realizada pela equipe da OdontoZoo. Técnicos do Hfaus destacaram que o animal poderia ter tido contato com cães domésticos ou de rua, já que a erliquiose é comum em cachorros. Após a recuperação, o processo de reabilitação garantiu que ele estivesse apto para retornar ao habitat natural, reforçando a importância de ações coordenadas para a preservação da fauna silvestre no Distrito Federal.

Conteúdo relacionado

Santa Maria promove oficinas gratuitas para capacitação profissional em áreas criativas

Moradores de Santa Maria com mais de 16 anos podem participar gratuitamente...

Centenário de pioneiro brasiliense destaca conexões entre comércio e poder na construção da capital

Há pouco mais de um mês para completar 100 anos, o empresário...

Atrasos em repasses governamentais suspendem entidade social no DF e geram denúncia ao Tribunal de Contas

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes) anunciou que os...

Calor de 33°C domina o Distrito Federal, com alerta para chuvas isoladas

Nesta quinta-feira (6/11), o Distrito Federal enfrenta um dia de calor intenso,...