Início Distrito Federal Governadora Celina Leão inaugura reservatórios em Sobradinho e beneficia 355 mil moradores no DF
Distrito FederalPolítica

Governadora Celina Leão inaugura reservatórios em Sobradinho e beneficia 355 mil moradores no DF

91
Reservatórios de água inaugurados em Sobradinho, DF, beneficiando 355 mil moradores.
Reservatórios de água inaugurados em Sobradinho, DF, beneficiando 355 mil moradores.

A governadora Celina Leão inaugurou dois reservatórios de água tratada em Sobradinho no último sábado, 09/05/2026, beneficiando mais de 355 mil moradores de Sobradinho, Sobradinho II, Itapoã, Paranoá e condomínios como o Vivendas Bela Vista no Grande Colorado, no Distrito Federal. Durante a solenidade, foram entregues os reservatórios com capacidade de 8 milhões de litros e assinadas ordens de serviço para uma adutora de 4,9 km e uma rede de drenagem com caixas de infiltração. A iniciativa, liderada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e pela Novacap, visa integrar o Sistema de Abastecimento de Água Norte, aliviar a demanda de outros sistemas e melhorar o abastecimento, eliminando interrupções, além de prevenir alagamentos e erosões.

Detalhes da solenidade e investimentos

A cerimônia contou com a presença da governadora Celina Leão, do presidente da Caesb, Luis Antônio Reis, e de representantes da Novacap. Os novos reservatórios foram projetados para armazenar água tratada e distribuí-la de forma eficiente pela região. Além disso, as ordens de serviço assinadas incluem a construção de uma adutora que interligará os sistemas e uma rede de captação de águas pluviais, essenciais para o planejamento urbano sustentável.

Esses projetos representam um passo importante para o Distrito Federal, especialmente considerando o crescimento populacional. A integração ao Sistema de Abastecimento de Água Norte deve otimizar a distribuição e reduzir a dependência de fontes mais distantes.

Benefícios para a população e planejamento futuro

A obra beneficiará diretamente comunidades em Sobradinho, Sobradinho II, Itapoã, Paranoá e arredores, melhorando o abastecimento de água e prevenindo problemas como alagamentos. Moradores como Altair Alves Costa destacaram a importância dessa iniciativa, que complementa a regularização de áreas locais. Com capacidade para 8 milhões de litros, os reservatórios ajudarão a eliminar interrupções no fornecimento, garantindo maior estabilidade para mais de 355 mil pessoas.

Essa obra é um complemento depois da regularização da nossa área.

Altair Alves Costa

O planejamento vai além do presente, prevendo o crescimento da cidade e expandindo a rede até regiões como a Fercal. Isso reflete um compromisso com o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal.

Nós não estamos fazendo um planejamento somente para esse momento. É um planejamento de futuro também, prevendo o crescimento da cidade.

Celina Leão

Essa água vai distribuir aqui pela BR-020, vai interligar com o outro reservatório que nós já temos aqui na região dos condomínios e vai chegar até a Fercal.

Luis Antônio Reis

Conteúdo relacionado

Caesb e GDF regularizam ligações irregulares na Fercal e revelam perdas bilionárias

A Caesb e o GDF avançam na regularização de ligações de água...

Terracap leiloa 107 imóveis do DF em 10 de julho de 2026

A Terracap, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, realiza no dia 10...

Câmara homenageia programa de bombeiros mas expõe abandono de idosos no DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou uma solenidade na quinta-feira para...

DER-DF inverte sentido da EPTG para Brasil x Escócia no Mané Garrincha

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) realizou na...